quinta-feira, 18 de maio de 2017

Palestra com classificadores da CIDASC.

O CEDUP Ernesto Antonio Debastiani, localizado no município de Abdon Batista, iniciou suas atividades em 20 de março de 2017 com o Curso de Ensino Médio Técnico em Agropecuária, com 27 alunos.
Na tarde do dia 15 de maio, Ezequiel Pelentir e Herno H. Godel, classificadores da CIDASC estiveram no CEDUP para conversar com os alunos do Curso Técnico em Agropecuária sobre: classificação, pós-colheita, armazenagem, embalagem, rotulagem de hortifrutigranjeiros e boas práticas de fabricação. Na oportunidade foi demonstrado aos alunos, por meio de fotos, folders, slides sobre o armazenamento seguro e adequado dos alimentos.
Também foi abordado sobre segurança de alimentos, assegurando que o alimento não causará dano ao consumidor quando preparado e ou consumido, de acordo com o uso pretendido. As boas práticas foram trabalhadas no sentido de enfatizar as práticas de higiene recomendadas para o manuseio de alimentos visando a obtenção de produtos seguros e também na manipulação de alimentos em casa.
Alguns produtores da região aproveitaram a oportunidade e participaram da conversa junto com os alunos, que receberam informações sobre caderno de campo, ferramenta apresentada e que será utilizada na futura comercialização de seus produtos, comprovando que o produtor usou as técnicas recomendadas.
Segundo os alunos: “A palestra foi muito boa, falando sobre a importância de não somente produzir, mas encontrar a demanda correta.” Foram entregues manuais de classificação de diversos produtos, tais como: citros, morango, cebola, tomate, uva.
No dia 12 de junho os classificadores da CIDASC estarão novamente no CEDUP para falar sobre classificação de cereais: feijão, milho, soja e trigo.
Segundo a Gerente de Educação Patricia Tomazoni Pelentir, “esta metodologia contribui muito para a aprendizagem, os alunos com a informação recebida podem transformar suas práticas na propriedade, sendo que muitos são da zona rural”


Nenhum comentário:

Postar um comentário